terça-feira, 24 de dezembro de 2013

RUMPELSTILTSKIN

Bordado por: Ana Deister

Era uma vez um moleiro que tinha uma filha muito bela. Um dia, o príncipe do lugar passou pela casa do moleiro, e vendo a menina, elogiou-lhe a beleza. O pai, entusiasmado, resolveu gabar-lhe as qualidades, e disse que ela, além de bela, era capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. Como o príncipe era muito ganancioso, na mesma hora ordenou aos seus guardas que a levassem para o castelo. Lá, ele a prendeu numa torre cheia de palha, e deu-lhe um dia para que a transformasse todinha em ouro, senão, seria enforcada. Deixada a sós, ela começou a chorar. Então, apareceu diante dela um anãozinho muito esquisito e feioso:
- Por que choras, linda menina?
- Porque preciso transformar toda esta palha em ouro, ou serei enforcada.
- E o que me darás se fizer este serviço para você?
A moça tirou o colar que tinha sido herança da mãe, e entregou-o ao anão. Ele num instante sentou-se à beira da roca, e fiou toda a palha em ouro.
O príncipe ficou felicíssimo quando viu aquele monte de ouro. Então, transferiu a moça para um cômodo ainda maior, com mais palha ainda, e ordenou que ela a transformasse em ouro, senão, seria enforcada. Tudo se passou como na noite anterior. O anãozinho veio, recebeu o único anel que era lembrança da avó da moça, e fiou toda a palha em ouro. Ainda mais entusiasmado com o feito, o príncipe colocou a moça num cômodo ainda maior, e prometeu que se ela fiasse toda a palha que estava lá em ouro, ele se casaria com ela. Naquela noite, o anãozinho apareceu de novo ante as lágrimas desesperadas da moça. Como ela já não tinha mais nada a oferecer em troca dos seus serviços, fê-la prometer que lhe daria o primeiro filho depois de casada com o príncipe. Ela prometeu, porque tinha pavor de morrer enforcada. O anãozinho passou a noite toda fiando aquele monte de palha em ouro.
O príncipe cumpriu a promessa e se casou com a moça. Quando ela teve o primeiro filho, o anãozinho apareceu para cobrar a dívida. Ela chorou, implorou, arrancou os cabelos, mas nada demovia a criatura da sua decisão de levar consigo o menino. Por fim, ele concordou em deixar o menino com ela, se ela conseguisse descobrir seu nome em três dias. A moça fez uma lista interminável de nomes, e recitou-os no primeiro, depois no segundo dia, e nenhum deles, nem os mais estapafúrdios correspondiam ao do anão. Ele já se rejubilava, certo de que a criança seria dele. A moça então pediu para sua criada sair pelo reino afora anotando todos os nomes estranhos que encontrasse. Quando a criada voltou, disse não ter nenhuma novidade, mas contou que, quando passava pela floresta, tinha encontrado uma estranha criatura, como um duende, dançando em volta de uma fogueira e cantando uma estranha canção:
“ha há ha ha há
Ninguém nunca vai saber
passe frio ou passe fome
Rumpelstiltskin é meu nome!”
A moça não cabia em si de contente, porque tinha certeza de que a criada tinha encontrado o anãozinho que a estava chantageando.
No último dia, ele chegou certo de que levaria consigo a criança. A moça, para disfarçar, falou muitos nomes antes de chegar ao tal Rumpelstiltskin. Quando ela pronunciou o nome, o anãozinho ficou furioso. Rodava e gritava : “Foi o diabo que te contou! Foi o diabo que te contou!”, e rodopiava e batia o pé no chão com tanta raiva e tanta força, que acabou por fazer um buraco onde caiu e nunca mais se ouviu falar dele.

“Entrou por uma porta e saiu por um canivete
 e quem quiser que conte mais sete”

(recontado por Ana Deister)

Um comentário:

  1. Estou interessada em adquirir uma copia do calendario 2114. Como pagar.?
    Aguardo resposta
    Resposta p/ geo.conceicao@gmail.com

    ResponderExcluir